16/02/2014

Centro de comando



Lembrei-me de vos trazer uma imagem que ilustra uma ideia do que deveria existir em todas as residências: um centro de comando.


Imagem via http://www.bhg.com
Esta é uma imagem bastante completa e elaborada daquilo que pode compor um local onde toda a família pode seguir a organização definida para todos, mas pode ser muito mais simples do que isto.
O centro de comando é o centro de informações da casa. É o lugar onde vai colocar o calendário de família, anotar recados telefónicos, rever listas, acrescentar itens à lista de compras, verificar compromissos,etc.
Normalmente pode ser um quadro de notas colocado à entrada da casa ou num outro local a que toda a família tenha acesso (cozinha, p.ex.). Idealmente deveria estar perto do telefone da casa, mas com os telemóveis, hoje em dia já não existe essa limitação. No espaço que definir como “centro de comando” tenha o cuidado de colocar um calendário suficientemente grande para permitir anotar os compromissos da família (reunião da escola, consulta médica, treino de hóquei..) de forma a que todos saibam quais os compromissos existentes e seja mais fácil gerir o tempo e as disponibilidades de cada um; num relance consegue visualizar todos os compromissos o que facilita na hora do planeamento e organização do tempo em comum e das tarefas individuais de cada um. Coloque também um bloco para anotações e um recipiente com lápis e canetas coloridas; como opção pode utilizar um quadro branco onde pode utilizar marcadores coloridos para apontar mensagens e um apagador, o que facilita na hora de mudar de mensagem.
No “centro de comando” deverá estar tudo o que facilita a gestão familiar. Se na sua casa ainda não existir, implemente! Vai sentir a diferença!                      
Fiquem bem

Sem comentários:

Enviar um comentário